domingo, 18 de agosto de 2019

The Walking Dead


Sinopse: The Walking Dead conta a história de um pequeno grupo de sobreviventes de um apocalipse de zombies, ou "walkers", como os personagens os denominam. A maior parte da história se passa nos arredores de Atlanta e, em seguida, em torno da região rural do norte da Geórgia. Os sobreviventes são vistos em busca de refúgio e de um local seguro, longe das hordas de mortos-vivos, que devoram pessoas e cuja mordida é infecciosa para os seres humanos. Os sobreviventes tem conhecimentos limitados sobre o que realmente está a acontecer no mundo. O enredo da série é voltado principalmente para os dilemas que o grupo enfrenta, como a luta para se manterem vivos, os sentimentos confusos e os desafios do dia-a-dia num mundo hostil e praticamente dominado por mortos-vivos. O grupo é liderado por Rick Grimes, que ocupava o posto de xerife de uma pequena cidade antes do surto de zombies. Juntos precisam adquirir novos meios apropriados de convívio social, agora que as estruturas da sociedade entraram em colapso e a realidade se tornou atípica.

Season 1

O primeiro episódio, em que Rick acorda no hospital e deambula pelo edifício e, posteriormente, pela rua, tentando perceber o que se passa e dando conta que a sua família está desaparecida. Ao longo desta temporada, percebemos que Shane, o parceiro de Rick, estava envolvido com a sua esposa Lori. Rick vai encontrando sobreviventes (sendo aqui que se começam a juntar alguns dos personagens principais) e empreendem uma jornada rumo ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CCD), apenas para perceber, quando chegam ao destino, que os membros da equipa que trabalhavam numa cura não chegaram a nenhuma conclusão, tendo a sua maioria cometido suicídio ou fugido e acabando a temporada com o CCD a explodir e o único sobrevivente da equipa a sussurrar algo a Rick.

Season 2

Os sobreviventes chegam à fazenda de Hershel Greene, onde se fixam para Carl (filho de Rick) recuperar de um ferimento. Mais personagens se juntam ao elenco, surgindo uma relação romântica entre Glenn e Maggie (filha de Hershel) e Lori descobrindo que está grávida, sem saber quem é o pai. Glenn também descobre que o celeiro está cheio de walkers, amigos e vizinhos do proprietário, que é contra o seu extermínio, acreditando ser uma doença curável. Quando Shane os liberta para serem exterminados, descobre-se que a filha de Carol, uma das personagens que persiste ao longo de toda a série, se tornou um deles, sendo também ela executada. Nesta temporada, Shane tenta ver-se livre do ex-parceiro, que, ao aperceber-se, o mata. Esta agitação atrai walkers em direcção à fazenda, levando a uma batalha entre mortos e vivos e à fuga de quem se consegue salvar. No final, Rick revela o segredo que lhe foi contado no CCD: todos os sobreviventes estão infectados com o vírus, que se manifesta após a morte e, em caso e mordida, leva à morte mais imediata.

Season 3

Na 3ª temporada, o grupo aloja-se numa prisão fortificada, onde Hershel é mordido, obrigando Rick a amputar-lhe a perna ferida. Já lá residem alguns prisioneiros, que acabam mortos à excepção de dois que integram o grupo e um terceiro que provoca uma invasão de walkers, levando T-Dog (parte integrante do grupo de Rick) a ser mordido, sacrificando-se por Carol. Lori dá à luz Judith, morrendo no parto e conduzindo Carl a dar-lhe um tiro para evitar a reanimação. Este encontra um grupo de sobreviventes liderado pelos irmãos Tyreese e Sasha, abrigando-os até Rick os expulsar num acesso de fúria, levando o grupo a encontrar abrigo em Woodbury, para onde duas personagens, Andrea e Michonne, são levadas. Lá encontram o líder e vilão desta temporada, o Governador, e Merle, irmão perdido de Daryl (personagem que também se mantém ao longo de toda a série), actuando como braço direito do líder. Michonne suspeita do Governador, mas Andrea tenta pacificar a relação entre os dois grupos, resultando na sua morte às mãos do líder de Woodbury, que tenta também invadir a prisão. Merle acaba morto. Os residentes retaliam, obrigando os soldados de Woobury a fugir, e dirigem-se à cidade, entrando com permissão de Sasha e Tyreese. Termina com o grupo a regressar à prisão e o paradeiro do Governador desconhecido.

Season 4

A vida na prisão continua com os moradores de Woodbury a juntarem-se aos demais sobreviventes, enfrentando uma epidemia mortal e o retorno do Governador. Muitos deles morrem durante a epidemia e um deles, antes de sucumbir, entrega as filhas, Lizzie e Mika, a Carol. Esta mata dois moribundos, a fim de evitar a propagação, levando Rick a expulsá-la do grupo. Entretanto, o Governador e os seus novos homens atacam a prisão, decapitando Hershel em frente a toda a gente. No combate entre uns e outros, com muitas mortes, o Governador morre também e o grupo dispersa-se, ficando dividido em vários:  Rick, Michonne e Carl; Daryl e Beth; Sasha, Bob e Maggie; Glenn com personagens com quem se deparou entretanto e que duram até tarde na série - Abraham, Tara, Rosita e Eugene; Carol, Tyreese, Judith, Lizzie e Mika. Beth é sequestrada e Daryl une-se a um grupo violento que persegue Rick. Lizzie mata a irmã para ter uma amiga walker e Carol mata Lizzie. Glenn reencontra Maggie, Bob e Sasha. A série acaba apenas com Carol, Tyreese e Judith em liberdade, pois Rick, Michonne, Carl, Daryl, Glenn, Maggie, Bob e Sasha são capturados por um grupo desconhecido que espalhou placas pela floresta a publicitar um suposto local seguro.

Season 5

O grupo que apanhou os sobreviventes são canibais e é Carol quem salva os amigos, fazendo explodir Terminus, o suposto refúgio para onde foram atraídos. A missão aqui é levar Eugene, que se diz capaz de curar o vírus, para Washington D.C., com o objectivo de acabar com a epidemia. No caminho, deparam-se com sobreviventes do Terminus, que comem parte do corpo de Bob, antes de serem mortos pelo grupo de Rick. Descobrem então que Eugene não é cientista e que Beth está viva. Carol é atropelada e levada para o hospital onde está Beth e o grupo sabe por Daryl e Noah onde elas estão. Beth tencionava ajudar Noah a chegar à sua comunidade, mas acaba morta no hospital e é o grupo quem o leva, deparando-se com um cenário de morte. Tyreese acaba mordido e sucumbe, depois de amputar o braço ferido. O padre Gabriel junta-se ao elenco nesta temporada. Michonne incentiva-os a continuarem até Washington D.C., à falta de outro objectivo, até encontrarem Aaron, que diz ter um local seguro para eles, que os leva para Alexandria, um bairro seguro liderado por Deanna. Rick e Michonne tornam-se polícias, Daryl o recrutador da comunidade, Abraham o líder da equipa de construção, Glenn, Tara e Noah membros da equipa de buscas por mantimentos, Rosita assistente de médico, Eugene engenheiro-chefe e Maggie braço-direito de Deanna. Porém, após vários conflitos e acontecimentos trágicos, Deanna começa a questionar a presença do novo grupo, mudando rapidamente de ideias e reconhecendo que Rick está ali para os ajudar e proteger, mesmo ultrapassando alguns limites. Graças a Aaron e Daryl, Morgan Jones (amigo de Rick) chega à comunidade.


A 6ª temporada começa com a execução de um plano elaborado para afastar uma horda de zombies presos numa pedreira, durante o qual decorre um ataque a Alexandria, por parte de um grupo denominado Os Lobos, deixando um rasto de morte na comunidade, por falta de preparação dos seus membros para a batalha. Conhecemos o percurso de Morgan. Aparece a personagem Dwight, que rouba a mota e a besta de Daryl na floresta. Uma das torres de Alexandria cai, levando a uma invasão de walkers, espalhando o pânico. É nesta temporada que Carl leva um tiro no olho, passando a usar uma pala o resto da série, no meio da confusão onde morrem mais membros de Alexandria. Surge Jesus, membro da comunidade Hilltop, onde Gregory lidera e onde dão a conhecer ao grupo de Rick a existência dos Salvadores, liderados por Negan, que ficam com metade de tudo o que Hilltop produz. Michonne forma casal com Rick. É posto em prática um plano para acabar com a nova grupeta de vilões e os sobreviventes do ex-xerife invadem uma base de operações, matando os ocupantes e pensando ter acabado com todos eles. Mais tarde, vimos a perceber que o grupo de Negan é muito maior do que se julgava, quando eles ressurgem, com Dwight entre eles, no momento em que mata Denise (médica de Alexandria e namorada de Tara). Maggie está grávida de Glenn. Carol abandona Alexandria e Morgan tenta convencê-la a voltar. Rick tenciona levar um grupo a Hilltop e acabam encurralados pelos Salvadores, conhecendo o próprio Negan, por fim, e o seu taco de basebol com arame farpado,  que ele baptizou como Lucille. A temporada acaba com a morte de Abraham às mãos de Negan.


Season 7

A temporada 7 dá continuidade à introdução implacável de Negan ao grupo de Rick, fazendo mais uma vítima: Glenn, uma personagem que estava no elenco desde o início e cuja morte brutal causou um enorme choque. Negan faz com Alexandria o mesmo que com Hilltop, servindo-se da comunidade para se abastecer de mantimentos e confiscando-lhes as armas. Conhecemos a sede dos Salvadores, o Santuário, protegido por zombies em estacas, bem como a história de Dwight antes de se juntar a eles. Daryl é lá mantido prisioneiro, recusando-se a juntar-se a eles, até fugir para Hilltop, onde Maggie e Sasha permanecem após sepultar lá Abraham e Glenn. Ao descobrir que Eugene fabrica munições, Negan leva-o com ele, promovendo-o a engenheiro do Santuário. Carl e Enid beijam-se. Tara descobre a comunidade feminina de Oceanside e, mais tarde, volta com Rick para levar as armas que precisam para enfrentar os Salvadores. Conhecemos o grupo de Jadis, The Scavengers, que Rick tenta comprar com armas para que alinhem no seu plano de unir comunidades para derrubar Negan. Maggie, Enid, Sasha e Jesus treinam os membros de Hilltop para a batalha, contra a vontade de Gregory. Carol e Morgan são escoltados por cavaleiros até uma nova comunidade, O Reino, onde conhecem o rei Ezekiel, a quem Rick também é apresentado posteriormente e que concorda com o plano deste após os Salvadores assassinarem um dos seus cavaleiros. Sasha infiltra-se no Santuário e é apanhada, acabando por se suicidar na viagem com os Salvadores até Alexandria, que os espera, avisados por Dwight. The Scavengers, aliados a Alexandria, viram-se contra eles, revelando que estão com Negan. A temporada acaba com as comunidades d'O Reino, Alexandria e Hilltop prontas para a batalha final.

Season 8

A temporada 8 começa com um ataque conjunto ao Santuário, apesar de Gregory afirmar que está com Negan, onde Rick pretende matar este, mas sem sucesso. Entre o ataque à sede e aos postos, vários Salvadores são derrotados e levados para Hilltop, como presos, juntamente com Gregory, que regressa à comunidade agora liderada por Maggie. Aaron adopta uma bebé encontrada num desses postos e perde o marido, Eric, na guerra contra os Salvadores. Gabriel é feito refém no Santuário, traído por Gregory durante a fuga. Rick tenta convencer Jadis novamente a ficar do seu lado, mas ela só aceita depois de ele vencer uma luta contra um zombie. Quando chegam ao Santuário, já este está livre de zombies, depois de Daryl ter invadido o espaço, levando os mortos-vivos a matar residentes e Eugene os ter afugentado com um aparelho. Rick e o grupo de Jadis são recebidos a tiro, fugindo e Rick sendo salvo por Carol e Jerry (braço-direito de Ezekiel). Aaron e Enid vão até Oceanside, mas não são bem recebidos e Enid acaba por atirar na líder, Natania. Os Salvadores invadem O Reino e Alexandria, que está em chamas quando Rick volta e enfrenta Negan. Michonne leva-o a fugir para os esgotos, onde estão refugiados os outros moradores. Lá, Carl revela que foi mordido, ao salvar a vida de Siddiq, um novo sobrevivente que recrutou. É aqui, na 8ª temporada, que perdemos Carl, outra das personagens-chave da série. Os Salvadores acabam com todos os membros do grupo de Jadis, menos a própria. É aqui também que as comunidades se unem para derrotar Negan, com uma pequena ajuda de Eugene, que sabota as armas dos Salvadores. Rick convida Jadis a juntar-se a eles e decide poupar Negan, prendendo-o numa cela. Com a queda dele, as comunidades começam a trabalhar juntas.


Na verdade, ainda não acabei esta temporada, mas do que vi, percebi que as comunidades trabalham em conjunto, apesar das reticências, Salvadores sobreviventes integrados nos restantes grupos. Ezekiel e Carol estão juntos e adoptaram Henry, o irmão caçula do cavaleiro morto pelos Salvadores. Em Hilltop, Gregory tenta matar a nova líder, Maggie, que o enforca em frente a toda a comunidade. Jadis, agora chamada pelo nome Anne, está com Gabriel e tenta dissuadi-lo a ir com ela para um outro lugar, que diz ser seguro, mas ele não cede. Maggie não se conforma com Negan vivo. Rick morre. Seis anos depois, Judith resgata o grupo de Magna, Yumiko, Connie e Luke. Daryl vive sozinho na floresta. Michonne tem um filho e lidera Alexandria. Maggie vai embora com o filho. Descobre-se um novo grupo, que usa a pele dos mortos e deambula entre eles, liderado por Alpha. Matam Jesus.

Opinião: Se, em tempos, ela foi uma série icónica e um fenómeno... com o seu percurso de quase uma década, já passou, há muito, do seu prazo de validade. As primeiras temporadas foram, para mim, as melhores, mas acho que, regra geral, é o que sinto em relação à maioria das séries que acompanho. Muitas personagens boas ficaram pelo caminho, mas primeiras temporadas prendiam ao ecrã, dava vontade de ver mais e mais, era sempre uma luta pela sobrevivência. Com o tempo, os zombies passaram a ser apenas decoração, já que os vilões que vão aparecendo assumem mais protagonismo e os nossos personagens aprendem a defender-se dos mortos-vivos como se estivessem a estrelar ovos. A temporada 9 já saiu há imenso tempo e eu, que sigo várias séries e, desde que essa saiu, já comecei e acabei várias temporadas de outras, ainda não terminei essa. Ainda só não desisti da série, porque não gosto de o fazer, sou teimosa, simplesmente. Talvez com a chegada do novo grupo, com uma vilã implacável, a coisa aqueça um bocadinho, quer-me parecer que vai por esse caminho. Saliento que a saída do actor que vestia a pele do protagonista foi só péssima. Não foi, de todo, o final que se esperava para uma personagem que era um dos pilares da série!

1 comentário:

  1. Eu gosto da série, mas é como tudo, a partir do momento em que abusam com temporadas atrás de temporadas... Já enjoa.

    Beijocas

    ResponderEliminar

Manda o teu bitaite

É claro que...

Sabem aquela trend do tiktok "é claro que..."? Eu apenas uso o tiktok para ver conteúdo, não faço qualquer tipo de vídeo, mas deci...