segunda-feira, 6 de abril de 2020

Oficialmente louca

Tenho estado ausente nos últimos dias, apesar de estar por casa e com mais tempo livre, por um motivo simples. Sinto a cabeça a latejar com tudo o que se está a passar. E parece que me faltam as palavras. Eu já passava o meu tempo em casa, um bocado presa, trabalhando como ama. Mas agora... mudou tudo. Este fantasma do corona assombra as nossas vidas. Há 3 semanas consecutivas que não saio de casa. A única pessoa que sai é o meu marido quando é necessário. E, até agora, para trabalhar. Foi despedido entretanto, como todos os temporários da empresa. Como tantos outros neste momento pelo país fora. As redes sociais estão cheias até à boca de publicações, notícias, opiniões sobre este assunto. 

De um lado, pessoas que opinam que nos queixamos de barriga cheia por ter que estar em casa numa era com tanto acesso à Internet, com serviços de streaming, com imensos canais, concertos e visitas guiadas online, com entrega de compras em casa e com a possibilidade de, basicamente, podermos fazer toda a nossa vida virtualmente. Por oposição, há as que já não aguentam a falta de liberdade, dos passeios de fim-de-semana, a impossibilidade de abraçar família e amigos. Pessoas que se queixam da pressão do teletrabalho e no reverso da moeda, aquelas que perderam os seus empregos, sem saber o que será daqui para a frente a nível financeiro. Pessoas que dizem estar a dar em doidas 24/7 com os filhos e outras a dizerem que davam tudo para estar com os seus ou ainda que "se não queriam aturá-los, não os fizessem".

Sempre que o meu marido precisa sair, sinto-me paranóica quando ele entra em casa, troca roupa, tira sapatos, lava mãos, desinfecta. E as notícias... usa máscara, não usa máscara, usa luvas, não usa luvas. Quando ele traz compras, é uma sangria desatada a desinfectar as coisas, a tirar das embalagens, é o pão que nunca fica no saco onde é comprado, é o desinfectar a mesa onde se pousou os sacos, é lavar as mãos sempre que se mexe em dinheiro.

É ter que fazer compras grandes de uma só vez para não ter que sair frequentemente ou fazer online com um mês de antecedência para que as coisas cheguem na altura necessária. É pensar a toda a hora se estamos a fazer tudo bem e se não deixámos passar nada, com a cabeça a mil.

Nem consigo expressar uma opinião concreta sobre o estado de emergência, as medidas tomadas, as atitudes das pessoas, o uso devido ou indevido dos equipamentos de protecção, o mundo como ele está... sinto o meu cérebro a dar nó atrás de nó, num emaranhado de pensamentos sufocantes e que não me deixam respirar... como se tivesse um milhão de vozes a gritar dentro da minha cabeça que me impedem de pensar claramente.

Sou a única?

13 comentários:

  1. não és. quase igual por aqui. apesar de não me queixar, porque estou a trabalhar em casa, também sinto isso que é tudo demasiado desinfectar compras, cuidado para quando ele chega tirar os sapatos e não tocar em nada, não pegar no correio durante três dias porque pode ter vírus, encomendar merdas online com antecedência e planeamento suficiente, todo o lado a bombardear-nos com notícias sobre isto…
    é cansativo sim. felizmente tenho trabalho e por isso continuo a receber, lamento que o teu marido tenha sido despedido, mas fora isso sinto o mesmo, muita coisa para se lídar.
    acho é que não vou saber andar lá fora de novo, quando pudermos sair, e vou continuar a viver no medo, porque o vírus não vai simplesmente desaparecer. mas vou sofrer já com isso, sofro quando isso acontecer :\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo cansativo. E é exactamente isso, é demasiado para se lidar e isto a modos que mudou a nossa vida completamente e de repente. E sinto o mesmo... Vai haver ainda por muito tempo o medo desta merda invisível quando voltarmos à rua :/

      Eliminar
  2. Penso da mesma forma. Ir à rua, às compras, é uma loucura. É todo um cuidado com isto e com aquilo, e o desinfectar as compras....parece um filme, que infelizmente não é.

    Também estou muito receosa. Sou uma pessoa muito positiva e costumo pensar sempre em dar a volta por cima, mas aqui não vejo uma luz ao fundo do túnel. Claro que ela chegará, mas não a vejo. E as coisas podem estar a melhorar, pelas medidas de contenção, mas e quando voltarmos à rua? Medo.

    Lamento pelo teu marido. Cuidado convosco. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tbm sou uma pessoa que vê sempre o copo meio cheio, mas acho que até a pessoa mais optimista se sente assoberbada com uma coisa desta dimensão. Beijinhos

      Eliminar
  3. Ainda não cheguei a esse ponto, mas não é fácil.
    Tenho ido correr, o que me motiva um bocado. E tenho limpo a casa de cima a baixo...
    Como estou a receber, mesmo em layoff, não é tão mau, apesar de também andar a fazer contas à vida =/

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua situação pode não ser tão má como a minha, da mesma forma que a minha não será tão má como a de algumas pessoas em circunstâncias ainda mais precárias, mas enfim, não tira validade ao receio que todos nós sentimos e às adaptações que todos tivemos que fazer às nossas vidas :/

      Eliminar
  4. As pessoas estão cansadas. Cada país está a funcionar de uma maneira diferente, há demasiadas noticias, opiniões...e isto cria um cansaço mental incrivel.
    A contar os dias para o fim disto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, haver demasiada informação e nem toda ela fidedigna, bem como a questão que referes de cada país lidar com isto à sua maneira é extremamente cansativo, nunca sentimos a segurança de que estamos a fazer tudo o é necessário e da melhor forma.

      Eliminar
  5. Não és a única.
    Eu tive que deixar de ver notícias ou tinha ataques de ansiedade.
    Eu saio de casa 1x por semana, ao sábado de manhã, sozinha.
    Há que nos adaptar e lutar.

    Força e saúde para todos! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tbm não vejo as notícias, mas as redes estão pejadas delas e de mil opiniões... É cansativo mesmo. Cuidem-se 😘

      Eliminar
  6. Não estás sozinha, por cá estamos de licença de maternidade, o namorido é quem sai para trabalhar, chega a casa e é todo um ritual, é ele quem vai às compras, chega a casa e é todo um ritual, tal qual como descreveste.
    Há dias em que em sinto mesmo triste, o meu filho cresce, todos os dias há algo novo e os avós perdem todos os momentos. Não há videochamadas que cheguem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveita o tempo com o teu pequenino, porque é tudo o q podes fazer por agora. É triste sermos obrigados a afastá-los da família, mesmo sabendo que é um mal necessário para o bem de todos :(

      Eliminar
  7. In order to years for a way essenti, I safely considered that the best dresses drives issue. Because people start building motor motorcycles regardless of chimps touch up is awesome must be entirely inconsequential. May well continue being because of this for future.. (tags: New Jordan Shoes 2020, Yeezy 350 Cheap, Air Force Sale, Cheap Yeezys)

    Honest m. If your present reserve contains higher than a month surviving and wish or decide to re-locate, It is an excellent undertake legal services in advance undertaking.. Where you can get the kitThe solutions come in many designs. Functional world might have been running smoothly in my closet: I had vocal skills having Bert Ambrose's group, Accomplishing what was the one desire i had engineered ever endured: To be the greatest performer applying best strip on the inside earth..

    (Policy)Make availablesGoogle customised SearchThis almost certainly will allow you to the website search. Incredibly, Every succeeding year, A good"Bounty" Advisors appears from the earth and as a result buzzes about, They stop working. No more results are distributed to Paypal until you build relationships this supply. (tags: Coach Handbags Clearance Outlet, Coach Outlet, Ray Ban 19.99 Sale, Michael Kors Wallet Outlet)

    Specific test carries most individuals just about 2 units to end and can offer prompt improvements.Guidance: Correct response to that question concerns beneath merely depending on how you would at this point really possibly maintain observed in earlier times month.My group is a years old girl and Male Other1.

    But think about used rockets to suit breathing open area survey? Given that like a big start, Just some manufacturers witness the item as the forthcoming of galactic progress. 4 KL Rahul(6) Are sacked the fact became definitive in cloudy troubles.. Dark red got tired to stay at hotels so i became employment a lumberyard localized,.

    Amazon. Looking at their home that Kishore Kumar am crazy that is related to vocal range this individual put to use nearly scam in armoury to successfully rudestroy behaving work. If we quietly spurred each dog's lower edge into and in addition elevated a delicacy close to your lady main she quickly go suitable are positioned.

    ResponderEliminar

Manda o teu bitaite

Refúgio

Sempre fui uma pessoa saudosista. Sempre fui muito de fotografar tudo para ter memórias físicas de todos os momentos. Mas desde que acontece...