segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Friends VS How I Met Your Mother

Friends foi uma série que passou na TV ao longo de 10 temporadas, entre 1994 e 2004. A Fox foi repescar a série, que começou a passar há dias na Fox Comedy. How I Met Your Mother durou 9 temporadas, entre 2005 e 2014 e ainda passa, constante e repetidamente, também na Fox Comedy. 

É engraçado rever uma série dos anos 90 e relembrar as roupas que se usavam na altura (algumas a voltar a ser moda agora), os telefones enormes, a facilidade com que ainda se fumava em tantos espaços interiores e até mesmo as referências de cultura popular daqueles anos, tudo nos transporta para lá.

A maior diferença entre as duas acho que é mesmo a época em que os personagens vivem, porque, de resto, encontro-lhes muitos pontos comuns. Ambas contam as peripécias de um grupo de amigos nova-iorquinos e as suas relações amorosas e familiares.

Ambos os grupos têm um ponto de encontro do mesmo género, o bar McLaren's em HIMYM e o café Central Perk em Friends, sendo que nas duas séries uma parte do grupo vive junto ao local onde se encontram para conviver.


Nas duas séries, um dos membros do grupo de amigos desconhece a identidade do seu pai durante algum tempo, Phoebe em Friends, Barney em How I Met Your Mother.


Em HIMYM, Barney é a personagem que tem um emprego que nenhum dos amigos (nem nós, telespectadores) sabe em que consiste. Em Friends, Chandler é a personagem que trabalha ninguém sabe muito bem no quê.


O grupo de Friends tem um solteirão e mulherengo inveterado entre eles, que é Joey. HIMYM traz-nos Barney, uma versão um pouco pior de Joey, mais traiçoeiro e aldrabão para com as mulheres. 


Tanto um como o outro celebram o casamento de um casal amigo. Curiosamente, Barney odeia Gary Blauman por ter comido as suas batatas fritas e Joey odeia Sarah pelo mesmo motivo!


Em Friends, Ross é o romântico incurável, devotado à noção de casamento e que se apaixona pela rapariga nova que chega ao grupo. Em HIMYM, essa personagem é Ted. E os dois se tornam professores universitários. Ambos os relacionamentos se arrastam ao longo das temporadas até ao final das respectivas séries, tendo ambos começado na 2ª temporada e acabando por ficar Ross com Rachel e Ted com Robin, as mulheres por quem se apaixonam no início da história. Têm ainda em comum terem namorado com uma mulher que veio a revelar-se lésbica (Cindy para Ted e Carol para Ross). Também é uma característica dos dois corrigirem a gramática de toda a gente e tanto um como o outro adoptam alcunhas que nenhum dos amigos aceita: T-Mose para Ted e Ross-a-Tron para Ross.


Tanto numa série como noutra, em determinada altura, o mulherengo de serviço mantém uma relação com essa mulher que termina a série com o romântico incurável: Joey com Rachel em Friends e Barney com Robin em HIMYM.


Ross e Rachel têm um bebé juntos em Friends, bem como Lily e Marshall em HIMYM e nenhum dos casais quis saber o sexo da criança antes do final da gravidez.


O truque de usar crianças para engatar mulheres já foi bastante usado na ficção de Hollywood e estas séries não foram excepção. Chandler e Joey fizeram-no em Friends e, anos depois, Barney e Ted fizeram o mesmo em HIMYM.


Quando dois membros do grupo se tornam um casal, tentam escondê-lo dos amigos. Aconteceu com Monica e Chandler em Friends e depois com Barney e Robin em How I Met Your Mother.


Marshall é a personagem em How I Met Your Mother que nunca fica bem nas fotos. O mesmo acontece com Chandler na série Friends.


Também é Marshall que partilha uma característica com uma personagem feminina de Friends, Phoebe. São os responsáveis do grupo por criar músicas (lá criativos são eles!).


Infertilidade. Também é tema nas duas. Em Friends, é Monica quem não pode ter filhos; em HIMYM, é Robin que é infértil.


Ficar na cidade por amor. Ted está para se mudar para Chicago no final da série e muda os planos por Tracy (a mãe dos seus filhos). Rachel faz o mesmo ao desistir de ir para Paris por Ross.


Nas duas séries, existe uma cena amorosa em que os protagonistas apresentam semelhanças com os seus progenitores. Em Friends, são Ross e Rachel que interpretam essa cena, em HIMYM são Lily e Marshall/Barney e Nora.


Em Friends, Ross namorou com uma personagem chamada Emily, que exige que ele deixe de se dar com Rachel. Quem acompanhou HIMYM vai reconhecer esta cena no relacionamento de Victoria com Ted, quando ela pede que ele deixe de ver Robin.


Casais com as mesmas iniciais entre si. Ross e Rachel eram RG - Ross Geller e Rachel Green - e Ted e Tracy TM - Ted Mosby e Tracy McConnell.

É ainda curioso que haja actrizes que entraram nas duas sérias. Christina Pickles interpretou o papel de mãe de Monica e Ross em Friends e, posteriormente, de avó de Lily em HIMYM. 


Cristine Rose foi mãe de Ted em HIMYM e de Mike (segundo marido de Phoebe) em Friends. 


Maggie Wheeler foi namorada da personagem de Chandler em Friends (Janice) e a agente imobiliária que mostrou a casa a Lily e Marshall (Margaret). 


Finalmente, Anne Dudek foi Natalie, namorada de Ted, em HIMYM e Precious em Friends, namorada de Mike. Facto curioso: a personagem de Anne Dudek é deixada pelo namorado no dia do seu aniversário em ambas as séries!

3 comentários:

  1. Apesar de todas as semelhanças, Friends é a minha série preferida de sempre, mas não consigo gostar da HIMYM. Aliás os presentes da minha filha este natal são do Friends que ela adora mesmo e nem sequer era nascida quando a série deu. É mesmo intemporal

    ResponderEliminar
  2. Via Friends há bastantes anos atrás (quando dava na RTP2) e recomecei a ver agora na Fox Comedy. É tão engraçado recordar esta série tão antiga e que nos leva numa viagem no tempo.

    Nunca me tinha apercebido nas semelhanças com HIMYM mas realmente a segunda quase parece um remake de Friends! E gosto bastante das duas :)

    ResponderEliminar
  3. Nunca vi o Friends e da outra, vou vendo alguns episódios esporadicamente... Não há paciência para chegarem a uma certa parte e voltarem a dar tudo de novo, repetido.

    Espero que o Natal tenha sido mágico.

    Beijocas

    ResponderEliminar

Manda o teu bitaite

É claro que...

Sabem aquela trend do tiktok "é claro que..."? Eu apenas uso o tiktok para ver conteúdo, não faço qualquer tipo de vídeo, mas deci...