segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Uma nova etapa


Hoje é, oficialmente, o primeiro dia de escola. Na 6ª foi a apresentação à directora de turma e a visita à escola, a reunião geral de pais e a entrega dos cartões de aluno. O meu filho vai sair de casa às 8h40 e, enquanto vos escrevo (8h15), ele está praticamente despachado. O que é assim qualquer coisa de inédito porque ele é uma criança que não conhece o significado de "rápido". Só tem uma velocidade e é devagar-devagarinho-parado. Com ele tem que ser tudo feito com antecedência. Passou 4 anos da primária a chegar em cima da hora ou 5/10 minutos depois, sempre um stress de manhã connosco em cima dele para se despachar.

Contudo, ele está tão nervoso que adormeceu tarde, apesar de se ter deitado cedinho, não dormiu nada de jeito e acordou cedo. Despachou-se bem depressa e está pronto para sair. Ele não está muito entusiasmado com a mudança. Não queria sair da primária e está um bocado renitente com a ida para a preparatória. Mas nós temos feito tudo para tentar animá-lo e fazê-lo ver que vai ser giro e que vai correr bem. 

Mudei a arrumação da escrivaninha dele, para poder ter os livros, os cadernos e o restante material escolar organizado (na primária, ficava tudo na escola). Fiz-lhe um horário que colei no interior da porta da escrivaninha e outro para andar na carteira, ambos com legendas de todas as siglas, para ele não ter dúvidas. Andar com carteira também é uma novidade, mas precisa para transportar o horário e o cartão da escola, pelo menos. Confirmámos se ele percebia tudo o que está no horário. Arrumou a mochila pela primeira vez, verificando as disciplinas que ia ter.

É uma mudança grande, com tudo o que implica passar de uma primária para uma escola de 2º e 3º ciclos. Mas acredito (e espero) que vai correr tudo bem e que ele até vai gostar. Em breve, vai receber um telemóvel. E começar a ir sozinho para a escola, que até é perto, mas ainda assim me deixa um pouco inquieta. 

Confesso que também estou um bocadinho nervosa, porque quero muito que ele se adapte. Que não se esqueça da mochila numa sala qualquer ou na rua, porque agora vai ter que mudar de sala entre aulas. Que não perca o aparelho dos dentes, porque vai ter que o tirar para comer. Que não chegue atrasado às aulas por se ir aventurar para a fila do bar. Que não sofra de bullying por parte de colegas que são novos para ele. Que aprenda a lidar melhor com as frustrações.

Estou orgulhosa do percurso dele até aqui e com o coração de mãe a transbordar de amor por vê-lo a crescer. Desejo-lhe toda a sorte e vou ficar aqui a pedir ao universo que tudo corra bem com o meu bebé grande.

3 comentários:

  1. Vai tudo correr bem, claro que sim!! Imagino esse orgulho imenso! O bullying é realmente assustador, têm que se estar muito atento!!

    ResponderEliminar
  2. No primeiro dia é toda uma animação/nervosismo, mas passa rápido. Não tarda ele vai estar bem enturmado no ritmo e a atrasar-se como de costume 😊

    ResponderEliminar

Manda o teu bitaite

Refúgio

Sempre fui uma pessoa saudosista. Sempre fui muito de fotografar tudo para ter memórias físicas de todos os momentos. Mas desde que acontece...