Mostrar mensagens com a etiqueta dieta. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta dieta. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

A minha relação com o peso

Exactamente um mês depois do último post (sou péssima com a assiduidade por estas bandas), cá estou para vos falar um pouco deste tema. Toda  minha vida fui uma miúda gordinha e, felizmente, sempre bem resolvida. Nunca fui complexada, nunca deixei de usar a roupa de que gostava, nem nunca me preocupei com comentários alheios. Nunca deixei de ter amigos ou namorados por causa disso. Nunca deixei de dançar numa discoteca por ter vergonha que olhassem para mim. E sempre aceitei bem as minhas curvas.

Dito isto, também sempre tive perfeita noção de que o excesso de peso é prejudicial à saúde. O meu peso sempre oscilou muito, já tive fases em que estava mais magra, outras em que estava mais gorda. Há anos, ainda na adolescência, fiz uma dieta acompanhada por uma nutricionista, por ter decidido que talvez fosse bom para a minha saúde naquele momento perder algum peso. Perdi 15kg. Depois, como acontece frequentemente, deixei de me preocupar com a alimentação novamente, sempre fui muito gulosa, e com o passar dos anos, gradualmente, fui ganhando peso novamente.

Já adulta, já mãe do meu primeiro filho, devia ter uns 26 anos talvez, decidi que devia, mais uma vez, descer o número na balança. Nessa altura, não recorri a nenhuma nutricionista, simplesmente, durante algum tempo, controlei a minha alimentação e também foi quando comecei a fazer exercício. Sempre ODIEI exercício, sempre fui preguiçosa, mas contrariei essa tendência, começando pela zumba, já que dançar sempre foi algo de que gostei. Com o tempo, comecei a fazer outros treinos. Perdi 12kg.

Entretanto, voltei a deixar de me preocupar com isso quando engravidei e sofri um aborto e não quis saber mais de dietas nem voltei a treinar durante muito tempo. Engravidei da Alice já com bastante excesso de peso e durante a gravidez engordei mais do que devia. Depois, veio todo o cansaço e trabalho que um recém-nascido dá e, posteriormente, percebi que ela era uma criança que dava mesmo muito que fazer e a minha vontade de fazer alguma coisa em relação ao peso continuou nula. 

Comecei a ter alguns problemas pessoais na minha vida e no meu casamento, entrei numa letargia em que simplesmente deixei de me preocupar com tudo o que tivesse a ver comigo para, basicamente, viver para a minha filha. Até atingir um ponto crítico, em que resolvi que isso tinha que mudar tudo para bem da minha saúde mental e da minha relação. Foi quando fiz algumas mudanças na minha vida e a preocupação com o peso foi uma delas. No início do verão, iniciei uma dieta com uma nutricionista, voltei a treinar regularmente e, 6 meses volvidos, tenho menos 20kg.





Já tive que mandar apertar alguns vestidos, já desci tamanhos e perdi volume em várias áreas. Se é fácil? Não, não é, não vos vou enganar. 😂 E podia ter perdido mais se seguisse sempre a dieta à risca, mas vou dando umas facadinhas. E, ainda assim, estou satisfeita com o meu percurso até aqui. Estou mais leve, mais flexível, tenho mais facilidade em encontrar roupa e consigo treinar melhor. Continuo com excesso de peso e com trabalho pela frente, mas tenho orgulho do que já alcancei. 2020 foi um ano de merda em vários aspectos, mas deu-me algo de positivo.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Ainda aqui estou!



Tenho andado desaparecida, mas o tempo não me chega para tudo e o blog, infelizmente, tem ficado para trás. No entanto, ainda aqui estou. E este post vai ser tipo telegrama. Continuo a trabalhar que nem uma mula. Estou a odiar este calor que se tem instalado. E a adorar a baixa de temperatura de hoje. Continuo na descoberta de produtos novos. E a fazer a dieta. E a treinar como se não houvesse amanhã. Um mês e dez dias depois, 7kg a menos. E a luta continua!

sábado, 9 de abril de 2016

Resultados de uma vida mais saudável

Shame on me, ainda não consegui voltar a deixar de fumar. Mas um dia irão ler aqui que acabou! No entanto, as minhas restantes opções saudáveis continuam em força. Ainda tenho um longo caminho a percorrer (partilho, na devida altura, com vocês um antes e um depois, se continuar a ver resultados), mas estou bem encaminhada. Comecei por fazer mudanças pequeninas, para que fosse gradual e não me custasse tanto. Agora, posso dizer que mudei radicalmente a minha alimentação. E comecei a ver rótulos quando vou às compras. Segundo uma nutricionista que ouvi, a dose máxima de açúcares por 100g de produto, são 0,5g. Comecei a estar atenta quando vou às compras e deparei-me com alguns rótulos bem assustadores, cujas quantidades de açúcares disparam muito para além do recomendado. 

Ora vejam as mudanças que fiz:

- Praticamente, cortei na carne. E, quando como, deixou de ser carne vermelha para passar a ser carne branca;

- Reduzi drasticamente no leite e comecei a substituir por chá, leite de soja (com sabores, porque o sabor do leite de soja só por si ainda não me seduz!) ou leite de côco;

- Cortei nos cereais (quaisquer uns têm açucares, até aqueles publicitados como light) e comecei a comer papas de aveia. Com fruta (banana, pêra, morangos, framboesas), mel, canela, cacau. E para fazê-las vario entre leite normal e leite de côco ou amêndoa;

- Substituí a manteiga no pão por queijo Philadelphia light;

- Deixei de comer pão três vezes por dia e passei a comer só uma;

- Substituí o fiambre de porco por fiambre de frango;

- Cortei quase totalmente na batata, no arroz e na massa;

- Os snacks deixaram de ser bolachas de chocolate e afins para ser substituídos por fruta, batata-doce ou bolachas de milho (ao natural, com sabor a queijo/manjericão, azeitonas/cebolinho ou cobertas com chocolate negro);

- Comecei a usar sementes nos iogurtes (até agora, experimentei de abóbora, girassol e linhaça);

- Descobri que os refogados podem ser incluídos numa dieta saudável, desde que o azeite seja, obviamente, numa quantidade moderada e que não se deixe dourar excessivamente a cebola. Ou seja, envolvê-la no azeite e acrescentar o que se quer cozinhar pouco depois;

- As minhas refeições são quase sempre saladas, omeletes (menos frequente do que as saladas) ou wraps. É bom porque posso fazer uma variedade de coisas e juntar o que me apetecer no momento. Tenho usado muito couve roxa, canónigos, alface, tomate, rúcula, cogumelos, pimento vermelho, milho, atum, camarões, rebentos de soja;

- Substituí as natas por queijo fresco batido;

- Substituí os iogurtes Continente que bebia pelos 0% Slim da mesma marca, que têm menos açucares e são uma delícia;

- Descobri o queijo quark para barrar nos wraps;

- Comecei a usar cogumelos frescos em vez de enlatados (muito melhor!);

- Comecei a comer muito mais sopas;

- Cortei totalmente nos sumos.


Ainda tenho por experimentar:

- Quinoa (sugerido por uma colega da academia);

- Creme de barrar de soja (sugerido por uma colega da academia);

- Frutose, para substituir o açúcar (sugerido por uma colega da academia);

- Bacalhau à brás sem batatas fritas (sugerido pela K no meu último post, obrigada! Já ando a pesquisar receitas);

- Tostas de quinoa (sugerido por uma colega da academia).


Aceito sugestões!

Aqui ficam alguns dos produtos que tenho andado a experimentar e dos quais fiquei fã.













Todo o exercício que tenho feito e estas mudanças alimentares têm dado alguns resultados:

- Mais flexibilidade
- Mais força
- Mais energia
- Mais equilíbrio (obrigada Body Balance!)
- Menos volume
- 4kg a menos em 10 dias

O balanço é positivo e, por isso, para continuar. Foco e força de vontade!


P.S. - Não se esqueçam de seguir o blog no facebook Bitaites da Cy

domingo, 27 de março de 2016

Pecados de Páscoa

Tenho-me portado lindamente nos últimos tempos, mas fim-de-semana de Páscoa são facadas na dieta. São 3 dias de festa! Um horror. Ora vejam.

Quiche

Salada de frango e salada de atum com feijão frade

Enchidos

Enchidos

Salgadinhos

Fruta e doces de aniversário

Mousse de maracujá, tarde de amêndoa, salame e torta de chocolate

Doces de aniversário

Rissóis e panados

Chouriços

Azeitonas

Bolachas de tomilho

Manteiga de ervas

Patê

Camarões fritos

Bifes panados

Choco grelhado na brasa

Novo emprego, novas aprendizagens

2024 foi um ano de muitas mudanças na minha vida, depois do que aconteceu em setembro de 2023. Mudanças essas que continuam a acontecer no m...