sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Update

Quem diz que ficar em casa com um bebé é vida de dondoca, claramente, nunca passou por isso. Não me interpretem mal, eu adoro. Por mim, abdicava do trabalho para ser mãe a tempo inteiro. Mas que não nos deixa muito tempo livre, como a maioria das pessoas julga, não deixa. Pelo contrário, aliás.

Aos 3 meses, a baby Alice mede 59,5 cm e pesa 5,770 kg. Anda numa fase complicada, que, pelo que entendo através alguma pesquisa e conversas com outras mães, deve ser um pico de crescimento. Anda mais irritadiça, rabugenta, ralha com o biberão uma série de tempo até começar a beber o leite. Uma fase, espero. Mas está cada vez mais gira e mais conversadora. Na próxima semana, vai levar a 1ª dose das vacinas da gastroenterite e da meningite B.


A pensar que daqui a um mês, como ela bebe leite adaptado, já vamos introduzir a alimentação complementar, ando a pesquisar e deparei-me com o blog Na Cadeira da Papa. Tem uma imensidão de receitas e ideias para snacks e alimentação saudável em geral. Já me apoderei de uma série delas para tentar aplicar ao mais velho também. Decidi que está na altura de começar a reduzir a quantidade de açucar que ele consome, porque, por muito que tentemos controlar os doces, os produtos que lhe damos aos lanches e pequenos-almoços estão carregadinhos: sumos, iogurtes, cereais, leite com chocolate, bolachas... Não me vou debruçar sobre esse assunto neste post, mas irei falando sobre as mudanças que vou fazendo e se estão a correr bem!


Como sou a maluquinha da organização e uma das minhas mais recentes resoluções foi obrigar-me a fazer mais sopas, decidi olhar para as receitas de várias sopas, munir-me do que preciso para fazê-las e cortar os legumes todos para guardar em sacos de congelação, já pré-preparadas com uma etiqueta a identificar para que sopa servirá. Assim, quando se acaba uma, só preciso tirar do congelador e despejar para a panela!


Resolvi também começar a fazer em casa os meus próprios caldos de culinária, já que deixei de usar Knorr há algum tempo. Aquilo é um veneno. E eu usava muito, pelo que decidi experimentar. Os primeiros que fiz foram caldos de carne. Guardei-os em doses individuais, para usar em cubinhos, em couvettes de gelo com tampa.


A minha sede de organização traz-me algumas ideias jeitosas e uma delas foi forrar e reutilizar as latas vazias do leite que a Alice bebe. Para já, estou a usar para isto, mas dá para as mais variadíssimas coisas (massas, bolachas, canetas, lápis, saquetas de chá... é só usar a imaginação!).


E é isto. Espero conseguir manter-me mais activa aqui pelo cantinho!

10 comentários:

  1. Sem dúvida que tratar de um bebé é por si só um trabalho sem fim, a juntar à lida da casa não há sossego nem grandes tempos mortos. Mas a recompensa em sorrisos e miminhos é muito boa :-)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. A cadeira da papa tem ideias geniais, eu até a sigo no instagram onde ela é mais ativa.
    Já houve uma altura em que também congelava os legumes preparados para as sopas, realmente é prático, mas acho que as sopas ficam com um sabor estranho, agora faço com rudo fresco...

    ResponderEliminar
  3. Excelente ideia a da sopa! Eu costumo fazer a sopa e depois congelo em doses que dê para nós os dois! Depois é só descongelar e aquecer. Mas assim também me parece uma excelente opção. Quanto aos knorrs acho que foi uma excelente ideia deixar de os consumir, e assim fica tudo muito mais natural!
    A Alice está um amor! Parabéns!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. a miuda esta giraaaaaa.
    e essas ideias são mesmo boas porque ajudam a poupar tempo, dinheiro e saude :)

    ResponderEliminar
  5. Sem duvida que cuidar de um bebé é super desgastante... É super cansativo e solitário. Eu ficava doida por dentro quando vinham visitar o bebé e me perguntavam como ocupava o tempo em casa. Tinha vontade de lhes responder que para eu e a casa estarmos razoavelmente apresentáveis para os receber eu tinha tido de me levantar e preparar antes do meu marido ter saído para o trabalho e ainda não tinha almoçado (isto muitas vezes ao final da tarde). Mas dizia simplesmente que o meu bebé ocupava-me o tempo todo. E obtinha muitas brvez como resposta "mas os recém-nascidos dormrm muito . O que fazes sempre que ele dorme?" Oh pah a sério as pessoas sem filhos não tem mesmo noção! M

    ResponderEliminar
  6. A Alice está mega gira! E nota-se bem na fotografia o amor que já há entre os irmãos :) Apesar de ainda não ter filhos também sigo o blog que referiste. Um dia vai-me ser muito útil ;)

    ResponderEliminar
  7. A princesa lá de casa está muito bonita 😍.
    Boas dicas. É... Vai dando novidades !

    ResponderEliminar
  8. Um doce enorme, os teus meninos! <3

    E as dicas, muito úteis!

    ResponderEliminar
  9. A bebe está tão linda!! Quando fiquei em casa o período da maternidade, também pensei fazer mil coisas e depois percebi que nem um terço conseguia!!! Boas dicas!!

    ResponderEliminar

Manda o teu bitaite

Férias 2019 #3