quinta-feira, 8 de novembro de 2018

2 semanas depois


Duas semanas de bebé Alice. 52 cm e 4 kg.

A amamentação não tem corrido muito bem, a pequena na maminha fica com fome, mesmo depois de se ter habituado a pegar. De maneiras que, como estava a ser um stress para as duas, optámos por dar leite adaptado e pronto. Sempre disse que iria tentar (e tenho, realmente, pena por ela não ficar satisfeita), mas que não iria massacrar até à exaustão, se visse que não resultava. Está neste momento a 120 ml.

Já apanhou a manha do colinho (se eles não aprendem depressa o que é bom!) e é difícil de ficar sossegada na alcofa ou na cama se ainda estiver acordada. Adormece no colo, o que é uma chatice. Durante a noite não contrariamos isto para que não acorde o prédio inteiro, mas durante o dia, de vez em quando, vai ficando na alcofa a chorar até perceber que não a vamos pegar. Passei por isto com o meu filho e até bem tarde me adormeceu no colo, sendo que nem sentada podia estar, tinha que ser de um lado para o outro e a embalá-lo. Não queria passar por isso com esta também.

Gosta de adormecer na maminha, no colo ou a beber biberão, mas chucha é coisa que não lhe agrada muito. Já vai pegando, uma vez por outra, mas gosta é de sentir o leite quentinho a escorregar-lhe pela goela para se deixar dormir. Ora, a chucha não deita nada, pelo que lhe dura pouco tempo na boca, depressa é cuspida.

Detesta quando lhe lavamos a cabeça no banho, grita desalmadamente (ainda lhe lavamos a cabeça com ela fora da banheira) e fica vermelha, vermelha! Mas quando a deitamos dentro da banheira, com o rabinho de molho, cala-se logo. Só volta a abrir a goela quando o banho acaba e berra o tempo todo enquanto a limpamos e vestimos, até ao momento em que lhe damos o biberão.

Já tirei os agrafos da cesariana e hoje, finalmente, tomei banho em condições e sozinha pela primeira vez desde que tive a bebé. Até aqui, estava sempre condicionada, fosse porque tinha os agrafos, porque não me dobrava, ou não podia molhar o penso, ou porque fiz alergia ao penso impermeável, ou tinha dores, a cicatriz inflamou um bocadinho e levou mais tempo a sarar, ou não me conseguia limpar sozinha, ou tinha que tomar banho de gato, enfim. Hoje foi-me devolvida a minha independência para fazer uma coisa tão simples como tomar um duche completo sozinha.

Não tenho tempo para nada neste momento, ela consome-me o tempo todo e o pouco que tenho livre acabo por usar para ir fazendo coisas cá por casa ou, muitas vezes, dormir! Que bem falta me faz. Mas, como é óbvio, é a menina mais linda, a princesinha da família. Está a ser uma fase de adaptação, mas estou muito contente por tê-la, enfim, cá fora. É uma lindona! 

7 comentários:

  1. A Alice é linda! ❤️❤️❤️ Que ternura!
    Como sabes estou à espera da minha primeira filha. Penso muito nesse tema, como fazê-la sentir-se segura e dar-lhe a proximidade que precisa (afinal de contas, a única situação que conhece até ao momento de nascer é a barriga da mãe, onde está sempre pertinho...) e não a “habituar mal”. Sem dúvida um desafio... Encontrei um texto que quero reler nos momentos mais difíceis. Um pouco lamechas e em Inglês, mas gostei:

    https://glowing.com/community/topic/72057594042002424

    Aproveita muito esta fase e que a tua recuperação continue a correr bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é um verdadeiro desafio. Com o meu filho, vi-me à rasca, era mãe de primeira viagem, tinha 20 anos e um recém-nascido gordo e careca, a coisa mais fofa que já tinha visto, ahah! Claro que só queria dar-lhe colinho. E dormiu muito tempo comigo na cama também. Com isso, consegui que ele só começasse a dormir bem na cama dele já depois dos 3 anos e foi uma guerra, mas uma guerra... E só aos 4 começou a ficar sozinho no quarto. Foi mesmo difícil e não queria, de todo, passar pelo mesmo com a Alice. Mas é, realmente, complicado não pegar nestas coisas fofinhas quando elas choram. Li o texto. Muito fofo! <3

      Obrigada e tudo a correr bem durante o resto da gravidez :) Beijinhos

      Eliminar
  2. E que tempo mais bem gasto!!! Esta linda a princesa Alice!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tão bom ler que está a correr tudo pelo melhor. A Alice é linda!

    Tendo em conta a experiência que já tens acredito que vás encontrar a melhor solução para todas as questões que forem aparecendo. O mais importante é estarem todos felizes :)

    ResponderEliminar
  4. Os mimos e colinho nunca estragaram ninguém. A minha filha também adormecia ao colo e sinceramente faria tudo igual se fosse hoje. A Alice é uma linda!

    ResponderEliminar

Manda o teu bitaite

Refúgio

Sempre fui uma pessoa saudosista. Sempre fui muito de fotografar tudo para ter memórias físicas de todos os momentos. Mas desde que acontece...