sábado, 22 de junho de 2019

As novelas hoje em dia

Há muitos anos que vejo novelas e, apesar de ter assistido a várias produções brasileiras, acompanho a ficção portuguesa desde que começou a ter mais impacto na televisão. É de mim ou têm vindo a tornar-se mais realistas? Sei que na realidade, a maioria das nossas vidas não é tão excitante e louca como as das personagens das novelas, mas não é nesse sentido, obviamente, que as vejo como mais reais.

Abordam cada vez mais temas da actualidade, como a discriminação e preconceito (não é de hoje, mas é sempre actual, infelizmente) entre raças e classes sociais; a sociedade digital, todo o impacto que a evolução da internet tem tido no mundo; a existência da homossexualidade, que durante anos foi ignorada nas novelas portuguesas. Nenhum destes temas é novidade, mas à medida que o tempo passa, reparo que são tratados com mais profundidade e representados de uma forma muito mais real.

Noto que usam muitas referências (filmes, séries, comediantes), inserem expressões estrangeiras nos diálogos, falam das redes sociais. Há uns tempos atrás, nada disto se fazia e eu, pessoalmente, sentia que aquilo não correspondia, de todo, a uma representação fiel da realidade. Inclusivé, chegou-se a inventar nomes de redes sociais, para fugir ao uso do termo "Facebook" na televisão, por exemplo (recordo-me de isto ter acontecido nos Morangos com açúcar, apesar de não me lembrar do nome que usavam). Era tudo muito artificial.

Agora, vê-se personagens a fumar (tabaco e não só!), a fazer piretes, a dizer "merda" e "cabrão" e palavras como "pinar". Outra coisa que, a meu ver, é um ponto a favor, é terem começado a explorar diferentes regiões de Portugal (e fora!). Durante muito tempo, o ponto central das novelas era Lisboa, como se Portugal fosse apenas a capital. Ultimamente, têm usado como palco das gravações outras terras deste nosso cantinho à beira-mar plantado e ainda tiveram a grandiosa ideia de se expandir para outros países, o que acho óptimo para nos ir dando a conhecer um pouco de outras paisagens e culturas.

A televisão portuguesa tem muita merda, que tem... e tem também actores que não merecem esse estatuto, mas acho que há que dar mérito ao que de bom se tem feito.

4 comentários:

  1. Concordo, estão a tornar-se cada vez mais realistas, todos esses elementos tornam as novelas mais relatable. Ainda assim, acho que os enredos ainda são um bocado random, e fazem render muito o peixe, ao ponto que já só queremos que as histórias acabem. Ou, pelo menos, é a sensação que tenho, agora não vejo muito novelas, já vi mais, quando era mais nova.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Não acompanho novelas, mas quando por acaso vejo algum episódio também reparo nesses aspetos que mencionas!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Já nem me lembro da última novela que vi e confesso que novelas eram as brasileiras. Mas faz sentido que cada vez mais se aproximem da realidade, até porque o público alvo vai mudando.

    ResponderEliminar
  4. Concordo que a ficção nacional tem melhorado a olhos vistos, e sim sou e sempre fui "consumidora" de novelas brasileiras e portuguesas e gosto!

    ResponderEliminar

Manda o teu bitaite

Refúgio

Sempre fui uma pessoa saudosista. Sempre fui muito de fotografar tudo para ter memórias físicas de todos os momentos. Mas desde que acontece...