quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

10 hábitos meus


1 - Cantar para o meu filho adormecer
Quando o meu filho era bebé, era difícil para dormir. Dormia horas seguidas, mas até adormecer... era um problema. Não chorava, era sossegadinho, simplesmente não queria dormir. Então comecei a cantar para o embalar. Ele tem 9 anos e ainda me pede para cantar para ele à noite, pelo que é um hábito que se mantém.

2 - Fazer listas
Uso este método para me orientar em tudo. Aniversários, compras para a casa, compras de natal, coisas que tenho a fazer (como marcar consultas ou comprar material escolar para o miúdo), livros que quero comprar, filmes e séries que quero ver, estreias de cinema que me interessam...

3 - Tirar fotografias
Desde que os meus pais me deram a minha primeira máquina fotográfica, há anos, que ganhei este hábito. Até a levava para a escola, o que me levou a ficar com imensas memórias de colegas de escola. Gosto de registar tudo e tenho anos e anos de fotos (aniversários, saídas à noite, casamentos, simples passeios e saídas com amigos, festas, natais, carnavais...).

4 - Aspirar os móveis depois de limpar o pó
Talvez pareça maluquinha, mas a verdade é que tiro o pó dos móveis com um produto de limpeza e um pano e, no fim, ficam sempre com uns pêlos que me incomodam imenso, pelo que, depois de limpar, passo o aspirador com a peça mais pequenina na ponta, para remover todos esses vestígios! Sim, sou um bocadinho obcecada por ter tudo limpo.

5 - Dormir sem pijama
Adoro pijamas. Por mim, era isso que usava todos os dias em qualquer ocasião. São confortáveis, quentinhos de inverno e é o meu outfit de eleição. Mas, para mim, servem, sobretudo, para andar confortável em casa (nunca entendi pessoas que se vestem para ficar em casa). Nunca consegui dormir de pijama. Gosto de dormir com uma blusa fininha e roupa interior, apenas. Seja verão ou inverno e mesmo que tenha lençóis frios. Quando muito, leggings, que são justas e fininhas e, mesmo essas, geralmente, acabam por sair durante a noite.

6 - Organizar, organizar, organizar
Na escola, os meus livros e cadernos eram super limpinhos, organizados, com cores, tópicos e post-its. A minha mania das listas também me ajuda imenso a organizar-me; com tudo o que há a fazer, tiro notas e colo no frigorífico. O meu computador tem várias pastas, as fotos e vídeos organizadas cronologicamente e com subpastas para natal, carnaval, aniversário de X, aniversário de Y, passeio ao sítio tal no dia Z... percebem o que quero dizer? Nas músicas, também tudo separado por bandas/cantores.

7 - Ter pilhas de roupa para passar a ferro e adiar sempre
Sou uma freak com as limpezas e arrumações, mas... esta tarefa fica SEMPRE para último. Vou lavando roupa e acumulando... também acontece que tenho um quarto vazio, o que facilita imenso esta procrastinação, porque vou colocando lá a roupa toda. Nem vos vou dizer a quantidade de roupa que lá está... é vergonhoso. Shame on me.

8 - Usar lembretes no telemóvel para tudo
Com tudo o que há a fazer nesta vida, a cabeça não chega para tudo. O telemóvel é o meu melhor amigo aqui. Datas de consultas, ideias para o blog, chamadas importantes, prazos de pagamento, dar os parabéns a alguém, enfim. Serve para tudo e é uma ajuda do caraças.

9 - Fazer backups de tudo
Desde que perdi um telemóvel, comecei a anotar todos os contactos. Tenho uma agenda à moda antiga. Hoje em dia, fiamo-nos tanto nas tecnologias que nos esquecemos que, quando elas falham, ficamos sem nada. E eu, claro, precisei perder tudo para abrir a pestana. Também todas as minhas fotos e vídeos estão guardados numa cloud e em CD.

10 - Planear tudo
Não gosto de fazer as coisas em cima do joelho, portanto, faço planos. Faço uma lista (lá está...) de tudo o que vai ser preciso para concretizar aquele objectivo, aquela viagem, aquele evento. Quantos custos vou ter, que caminhos vou percorrer, quanto tempo vai demorar, o que é preciso comprar. É apenas mais um ponto desta lista que remete para a minha faceta obcecada com a organização!

2 comentários:

  1. Temos algumas coisas em comum! Também sou muito de listas e de agendas físicas. Tiro imensas fotos e na maioria das vezes acabo a dormir sem roupa nenhuma mesmo (até dizem que é mais saudável!)

    ResponderEliminar

Manda o teu bitaite

Da maternidade

Se me perguntarem como é a maternidade... posso responder que é das coisas que mais me preenche, que é a forma mais pura de amor. Mas isso é...