terça-feira, 1 de outubro de 2019

Leituras: zero

Isto é uma autêntica vergonha, mas não li um único livro este ano e, pelo andar da coisa, não me parece que o vá fazer. Para quem lê desde cedo e com alguma frequência, como é o meu caso, isto é uma calamidade. Ainda comecei um livro algures perto do início do ano, mas não há meio de conseguir acabá-lo. Ser mãe de um bebé faz isto a uma pessoa. Especialmente, de uma bebé-furacão como a minha Alice.

Todos os dias confirmo se o meu filho mais velho arrumou a mochila e encheu a garrafa de água para levar para a escola. Preparo-lhe a roupa. Levanto-me cedo para lhe preparar o lanche da manhã e me certificar que ele se despacha a horas. Faço o almoço, porque ele vem almoçar a casa e, às vezes, o marido também. Quando chega das aulas, saber se há trabalhos de casa, orientar o lanche, mandar tomar banho.

Todos os dias dou almoço, jantar, banho, lanche e biberões à minha filha. Mudo-lhe as fraldas. Brinco com ela. Apanho mil vezes os brinquedos do chão. Adormeço-a no colo. Ando na fase de tentar que ela fique a dormir na cama dela, que não tem sido fácil. Acorda sei lá quantas vezes durante a noite. É tudo mais simples se eu a deitar na minha cama, onde dorme a noite toda seguida. Mas é um hábito que não quero cultivar. Então, levanto-me várias vezes durante a noite para a pôr a dormir novamente e só a deito ao pé de mim já de manhã.

Todos os dias lavo a loiça. Várias vezes na semana aspiro o chão. Uma vez por semana, limpo o pó e a casa em geral. Há sempre roupa para lavar passar, dobrar, estender, apanhar. Na mudança de estação, ver o que ainda serve aos miúdos. Pôr de lado o que já não servir. Lavar o que estava guardado no sótão para ir para as gavetas.

Sou eu que, maioritariamente, vou às compras. Que vejo o que falta e faço a lista. Que trato dos assuntos escolares do meu filho. Se o marido chega mais tarde do trabalho, também sou eu que, frequentemente, adianto o jantar. Sou eu que giro os prazos de pagamento das contas da casa. Sou eu que trato das marcações de consultas e exames.

Sou eu que faço a gestão das compra de natal e presentes de aniversário. Sou eu que organizo as comemorações dos nossos aniversários (enquanto casal e individuais). Bem como as férias e/ou fins-de-semana fora. E os aniversários dos miúdos. Sou eu que penso no que hão-de ser as próximas refeições para descongelar comida.

Criei uma página no Facebook para promover o negócio do meu marido com o pai. Faço a gestão da página, fiz os cartões de visita e encomendei. Criei outra com coisas em segunda mão para vender (com especial incidência em roupa infantil, que vai deixando de servir aos meus filhos). Estou constantemente a actualizar e a fazer anúncios e publicidade às páginas.

Não tenho um emprego fora de casa. Tenho dois filhos. Sou mãe a tempo inteiro. Mas como assim não tenho tempo para ler? Segundo o que a sociedade me diz, eu passo o dia em casa sem fazer nada... 😀

3 comentários:

  1. Tal e qual e as pessoas não dão mesmo valor.
    Eu não tenho filhos e estou a trabalhar, por agora, mas é igual...
    como te compreendo.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. E ainda há quem diga que estás em casa e não fazes nada?
    Há Gente mázinha.

    ResponderEliminar
  3. São fazes, daqui a nada a pequenina já dá mais tempo e já se consegue alguma coisa, nem que seja uma página por dia!!

    ResponderEliminar

Manda o teu bitaite

Refúgio

Sempre fui uma pessoa saudosista. Sempre fui muito de fotografar tudo para ter memórias físicas de todos os momentos. Mas desde que acontece...