sábado, 5 de outubro de 2019

Pela boca morre o peixe

Soube hoje que uma conhecida minha está grávida de 4 meses. Vai ter uma menina. Está radiante e a achar piada a todo o processo. Foi planeada e desejada. Toda ela é planos para a bebé e comentários sobre as ecografias e os movimentos da pequena. Se isto é tudo normal? É. Se fiquei chocada quando soube que ela estava grávida? Completamente!

A minha melhor amiga é aquela pessoa que fica para tia, sabem? Que não tenciona ter filhos, mas que adora os dos outros, tem paciência para eles, brinca, faz parvoíces, dá-lhes doces, roupinhas e brinquedos. Que é capaz de ficar com os filhos dos amigos quando eles precisam de uma babysitter.

Mas esta pessoa que vai ter um bebé? Não é dessas. É uma mulher que sempre afirmou categoricamente que não queria ter filhos, que os miúdos eram muito giros, mas era lá longe, no colinho dos pais. Não gostava particularmente de crianças, nem nunca teve paciência para elas. Daquelas que revirava os olhos quando via crianças a correr no espaço onde ela estava. Que ficava com cara de cu quando havia um bebé a chorar por perto.

Esta mulher, que sempre jurou a pés juntos, ai-deus-me-livre-jamais!, que nunca seria mãe... aos 40 anos, mudou de ideias. Não foi um acidente. Foi planeada mesmo. Prova provada que nunca devemos dizer "desta água não beberei"...

8 comentários:

  1. Ah pois é...a vida muda e com a idade vê-se as coisas de outra maneira talvez!

    ResponderEliminar
  2. Como ouvi muito recentemente "só os burros é que não mudam". Somos seres pensantes, eu gosto de acreditar que sim, estamos sempre a tempo de mudar e a verdade é que ao longo dos anos as nossas opiniões muitas vezes mudam, consequência das vivências e experiências.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. Eu fico genuinamente feliz por ela, porque não há nada no mundo melhor que ser mãe ;)

      Eliminar
  3. Eu sou como essa pessoa. Mas sempre disse que não digo nunca, porque não sei o dia de amanhã.
    Agora, neste momento, tenho a certeza que não quero.
    E amanhã? Não sei...

    Sabes, também ajuda muito a mudar de opinião a pessoa que temos ao lado.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando escrevi este post, lembrei-me imediatamente de ti e da Teresa do Ontem é só memória. Se nunca vieres a mudar de ideias, tudo certo na mesma :) Mas é bom teres a humildade de reconhecer que não deves dizer nunca. Quem sabe?

      Eliminar
  4. Nunca devemos dizer nunca. Todos os dias estamos sujeitos à mudança e devemos aceitá-la e recebê-la de bom grado, é bom mudar!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar

Manda o teu bitaite

Refúgio

Sempre fui uma pessoa saudosista. Sempre fui muito de fotografar tudo para ter memórias físicas de todos os momentos. Mas desde que acontece...