sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Parabéns Alice!

Esta foi a publicação onde anunciei o nascimento da minha princesa no ano passado. Isto é totalmente cliché, mas custa a acreditar que já passou um ano. Lembro-me tão vividamente de ter contracções, de estar imenso tempo à espera, de só conseguir dormir depois de levar a epidural, de estar na bola da pilates no duche. Lembro-me perfeitamente da mudança de turno, quando vem a equipa da noite e me dizem, de repente, que vamos para cesariana. Depois de o meu marido estar horas e horas comigo, dormir no carro, comer no parque de estacionamento... no único momento em que foi a casa tomar banho, levam-me para o bloco.



Hoje a minha Alice completa 1 ano. Não foi um ano fácil. Passámos de uma existência familiar estável e relativamente fácil, já moldada, para um turbilhão. O que é perfeitamente normal e expectável quando chega um bebé à família. Durante a gravidez, disse e frisei ao meu marido que não ia ser simples como ele, provavelmente, pensava. E depois de ela nascer, constatei que ele não estava, efectivamente preparado para o difícil que ia ser. Nós temos o Leo, mas o B. só apareceu nas nossas vidas quando ele tinha quase 3 anos e só veio viver connosco quando ele já tinha 4. Além de ele ser mesmo um menino mais tranquilo desde sempre, o B. já não passou pela fase dos horários trocados, do adormecer ao colo, do dormir na minha cama, dos biberões...

Juntando a isso o facto de, na altura, termos uns anos a menos e ainda não termos o stress que inevitavelmente vem com ter uma casa e contas para pagar, tudo desta vez foi diferente. E a nossa Alice é uma bebé-furacão. Muito refilona, muito senhora do seu nariz, um bocadinho abrutalhada, impaciente, sempre com os nervos à flor da pele. Só adormece ao colo, gosta de dormir na cama dos pais, acorda durante a noite a chorar pela chucha. É uma bebé irrequieta. Com personalidade, digamos assim! E se eu também digo que o meu primeiro filho não me preparou para esta segunda viagem, sei porém que estava mais preparada e capaz de me adaptar do que o B.

Aos 12 meses, a nossa menina gatinha pela casa toda, adora andar pelo chão, gosta de brincar com bolas (vai sempre buscar ao quarto do mano as que ele lá tem), tem vários dentinhos, continua uma preguiçosa para mastigar, levanta-se sozinha agarrada às coisas, gosta de ver o Baby TV, adora música e passa as refeições todas a resmungar. Uma das diversões dela com os brinquedos é apanhá-los, jogá-los ao chão e ir buscar só para fazer o mesmo, especialmente se forem daqueles mais rijos que fazem barulho com o impacto.

Depois do banho, quando a estou a limpar, se lhe digo para se deitar, percebe-me e deita-se. Dá-nos "mais cinco". Tem uma especial atracção pelos CDs que tenho numa prateleira do móvel de sala. Já come ovo na sopinha e já começou a comer pão com manteiga. É uma bebé cheia de vida, que trouxe um tornado às nossas vidas, mas que também trouxe com ela mais alegria. Cansaço, sim. Mas tanto amor. 

Não há amor maior do que este. Eu sabia-o. Aprendi-o com o Leo. Mas é tão bom sentir mais disto. Aquelas bochechas gordas, os pezinhos, as mãos, a pele macia, aquele cheiro inebriante, os sorrisos, as brincadeiras, todos os desenvolvimentos e conquistas. Caramba, como isto enche o coração. Minha bebé linda, muitos parabéns por este teu primeiro aniversário e muito obrigada por tudo o que acrescentas à nossa família!💖

5 comentários:

Manda o teu bitaite

É claro que...

Sabem aquela trend do tiktok "é claro que..."? Eu apenas uso o tiktok para ver conteúdo, não faço qualquer tipo de vídeo, mas deci...