quarta-feira, 27 de julho de 2016

Os mais fortes também quebram


Como é que chegas ao ponto de desistir de tudo? De desistir da vida? Das pessoas que te rodeiam? Porque é que, numa altura em que precisas mais de ajuda não a pedes a ninguém e, pelo contrário, desapareces? Como? Sei que a depressão não é uma coisa que se explique, não é uma decisão, mas sim uma condição, uma doença, um problema de saúde. E grave. Mas eu não sou uma pessoa naturalmente negativa, nem depressiva e, por isso, custa-me a entender como é que alguém se aproxima tanto da beira do precipício. Mas tu também não o eras. Sempre uma pessoa tão segura de si, cheia de planos, tão no controlo de tudo, tão independente, tão forte! Porque é que tentaste carregar o peso do mundo nas costas quando já não o conseguias fazer? Felizmente, nada de mais grave aconteceu, mas que isto sirva de exemplo para que, daqui em diante, não tentes ser mais forte do que aquilo que consegues ser.

Nunca tinha lidado de perto com a depressão. Agora fui obrigada a fazê-lo. Mas tenho muita dificuldade em compreender porque é que alguém escolhe suportar todos os problemas sozinho em vez de pedir ajuda. Eu também não gosto de o fazer, mas faço-o, se tiver de ser. Um pouco contrariada, mas nós não fomos feitos para estar sozinhos no mundo. Eu até sou uma pessoa solitária, mas tenho sempre aquelas poucas pessoas a quem sei que posso recorrer quando preciso. Pessoas que me levantam quando caio. Precisamos de pilares na nossa vida. Apoios, pessoas que nos digam que vamos ficar bem, que nos dêem a mão e caminhem connosco quando estamos fracos. Porque nem toda a força suporta toda a merda que a vida nos atira à cara. 

4 comentários:

  1. A depressão não é algo lógico, infelizmente...
    Eu acho que os "dementors" do Harry Potter são uma boa analogia da depressão e mostram o controlo que ela exerce sobre as suas vítimas.
    Ainda bem que não aconteceu nada de grave e espero que corra tudo pelo melhor. Beijinho

    ResponderEliminar
  2. P.S. Aqui está uma leitura interessante... http://www.writerscookbook.com/harry-potter-vs-dementors-metaphor-depression/

    ResponderEliminar
  3. Sim, os dementors são uma boa demonstração disso!
    Eu sei que não é lógico, mas no caso sei que podia ter sido evitado se a pessoa em questão não tivesse levado tão longe a tentativa de carregar o peso do mundo sozinho. Há que saber pedir ajuda. E pediu... já foi foi um pouco tarde :( é simplesmente triste e desconcertante ver uma pessoa (especialmente uma q sempre foi tão forte e decidida) cair de uma maneira tão brusca...

    ResponderEliminar
  4. É uma condição muito complicada mesmo...!

    ResponderEliminar

Manda o teu bitaite