segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Casamentos arranjados


A novela A Herdeira lança-nos alguma luz sobre a vida nas comunidades ciganas, mas levanta-me algumas questões. Uma delas prende-se com os casamentos arranjados. Eu confesso que não lido com ciganos, pelo que não posso, realmente, falar com conhecimento de causa, mas alguém que me esteja a ler sabe esclarecer-me sobre isto? Na novela, uma das personagens principais está prometida a um outro cigano. Um acordo feito pelos pais de ambos quando estes eram crianças. E isto gera aqui um conflito, porque a cigana  em questão conhece outra pessoa, fora da comunidade, e impõe-se contra esta tradição, causando um choque de culturas. E eu pergunto-me se isto, em pleno século XXI, ainda acontece. É mesmo possível que, a esta altura do campeonato, na sociedade que temos, ainda haja pais que combinem casamentos, que decidam pelos filhos, que não lhes permitam pensar pela própria cabeça e fazer a escolha da pessoa com quem vão passar a vida, com quem vão partilhar os seus sonhos, objectivos, com quem vão formar uma família? Isto é um perfeito atentado à liberdade de escolha e ao direito que cada um tem sobre a sua própria vida e questiono-me se ainda é uma realidade.

3 comentários:

  1. Infelizmente ainda se vêem muitos desses casamentos! Não sei como é possível mas ainda existem casais que se sujeitam a estas coisas!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Não tenho conhecimento para te responder, mas espero que não.
    :(

    ResponderEliminar
  3. Não é meu hábito acompanhar telenovelas,antes prefiro ver outro tipo de programas na televisão,contudo,devo dizer que,não querendo criar aqui um preconceito,a comunidade cigana não me suscita qualquer tipo de curiosidade!!

    ResponderEliminar

Manda o teu bitaite

Da maternidade

Se me perguntarem como é a maternidade... posso responder que é das coisas que mais me preenche, que é a forma mais pura de amor. Mas isso é...