sábado, 20 de janeiro de 2018

Carta ao meu "eu" adolescente


Sabes... com 29 anos, sei agora o que tu com 14 não sabias. Não por falta de informação, não. Mas por falta de experiência e maturidade e pela ideia que todos os adolescentes têm que devem testar limites, correr riscos e, no geral, viver a vida sem pensar muito nas consequências. Fizeste o que todos os miúdos fazem. Viveste sem te preocupares com o que podia acontecer. Tenho consciência de que houve situações em que te meteste e das quais acabaste por sair sem grandes mazelas por pura sorte. E sei que depois de seres magoada, houve alguma coisa dentro de ti que quebrou e que isso abalou a tua capacidade de amar. Mas sei também que, com a força que te é inata, recuperaste de tudo aquilo por que passaste e ultrapassaste todos os obstáculos que a vida te colocou à frente. Porém, eis o que te diria se te pudesse aconselhar:
Escolhe melhor os rapazes a quem dás conversa;
Não andes sozinha na rua à noite, principalmente com roupas decotadas;
Não tenhas pressa de sair da escola, porque, um dia, irás ter saudades do tempo que lá passaste;
Sê mais selectiva com as pessoas de quem te fazes rodear;
Não fales com rapazes mais velhos online;
Não fumes;
Quando alguém te fizer mal, não escondas, conta a alguém que te possa ajudar;
Dá valor aos esforços que os teus pais fazem por ti;
Desconfia mais, não sejas tão ingénua;
Não traias quem te trata bem;
Não te deixes espezinhar;
Nunca deixes de lutar por aquilo que queres verdadeiramente e não tenhas pressa de crescer...
Não posso mudar tudo o que fizeste, nem apagar as coisas pelas quais passaste. Mas posso agradecer-te. Pois todas as decisões que tomaste, certas e erradas, fizeram de mim a pessoa que sou hoje. Boas e más escolhas. Tudo o que fizeste foi uma aprendizagem. E hoje sei que vais tirar lições importantes de tudo o que te vai acontecer daqui em diante. 

2 comentários:

  1. Os erros têm que ser cometidos. É o que faz de nós o que somos hoje em dia.

    Mas eu também se pudesse, dizia-lhe umas coisas =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Se eu fosse enumerar também as coisas para dizer ao meu eu adolescente, ufff... realmente a vida é uma caixa de surpresas, cheia de lições!!

    ResponderEliminar

Manda o teu bitaite

Refúgio

Sempre fui uma pessoa saudosista. Sempre fui muito de fotografar tudo para ter memórias físicas de todos os momentos. Mas desde que acontece...