segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Animais na varanda


Vi uma publicação no facebook de um senhor a dizer que estes cãezitos estão 24h sobre 24h à torreira do sol e que, inclusivamente, falou com uma vizinha, que lhe disse que dantes ficavam fechados na casa-de-banho. Claro que depois tem 1000 comentários a incentivar toda a espécie de castigo horrendo para os donos, que se chamem as autoridades, que se faça justiça popular, que os pobres não têm comida, nem água, etc.

Vejamos, em primeiro lugar, no Cacém faz sol 24h por dia? Segundo, há aqui uma série de coisas que não nos deixa julgar esta situação concretamente e as pessoas tratam logo de tirar conclusões porque alguém se lembrou de ir para as redes sociais fazer queixa. E algumas mentes sãs realçaram isso no meio de todo o ódio destilado pela maioria dos comentários: os estores não estão fechados até abaixo, minha gente, quem é que consegue saber, através desta foto, que eles não têm acesso ao interior da casa? Quem é que consegue ver que não existe comida, nem água na varanda? 

A dona (poucas vezes vejo isto acontecer neste género de publicações) veio comentar, encarar todo o veneno que lhe foi dirigido e dizer que o sol só bate ali até ao meio dia, que existe uma casota, água e comida na varanda. Disse ainda que as autoridades já estiveram lá e que não detectaram qualquer irregularidade. Ainda publicou uma foto dos ditos cães, afirmando que os mesmos estavam muito bem tratados, que iam à rua regularmente passear e que não havia necessidade de tanta preocupação.


Disse ainda, relativamente à vizinha mencionada, que não se lembrava de nenhuma ter dormido lá em casa para afirmar que os cães ficavam presos na casa-de-banho. Na verdade, acho até que a senhora foi bastante bem-educada, tendo em conta todos os insultos e comentários venenosos que publicaram dirigidos à sua pessoa. Eu sei que há, de facto, gente que não tem consideração pelos animais e os mantém sempre em espaços pequenos, fechados, sem condições algumas. Contudo, só porque cães estão numa varanda não significa, automaticamente, que estão a ser mal tratados!

As pessoas deduziram logo, depois de ela comentar, que a água estava quente, que estava lá, juntamente com a comida, há horas e se ela fazia o mesmo para ela. Mas quem é que pode saber isto só de olhar para a foto?! Quem é que pode afirmar que eles passam os dias e noites inteiros na varanda sem acesso ao interior ou a passeios exteriores? Caramba, não vejo o motivo deste alarido neste caso. Mesmo que os animais durmam na varanda, na dita casota, desde quando é que passou a ser um choque tão grande que os cães durmam na rua?! Quem tem quintal, não coloca lá também uma casota para os cães? Não é também na rua? Ou agora é obrigatório que os bichos durmam dentro de casa?!

Um dos comentários mais sensatos que li dizia o seguinte: "Um processo por incentivo à violência também era giro. Se não está nada contra a lei e PAN ou IRA não fazem nada, nada têm a fazer. Cada um toma conta dos animais como entende dentro da lei. Nem para todos animais são como filhos... até porque não está contemplado serem!!!". Vá lá, vamos para de nos insurgir como se não houvesse amanhã por tudo o que vemos sem factos comprovados, sim?

4 comentários:

  1. Isso é verdade, infelizmente somos rápidos no gatilho!!!

    ResponderEliminar
  2. Li o texto todo, mas essa última frase disse tudo!
    Infelizmente as pessoas para atacarem estão sempre disponíveis.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. R: eu também demorei a ver por causa disso mesmo... mas depois dos primeiros episodios já nem reparas nisso xD a série é tão boa que acontece isso mesmo ahahahah

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  4. O cão de uma colega minha fica com a porta aberta e o estore aberto o suficiente para entrar e sair quando quer. E não há mal nenhum nisso. O meu fica preso dentro de casa, num parque. As grades são minimamente altas e lá dentro fica com água fresca e com a cama dele. No entanto também sofri críticas que estávamos a maltratar o animal. No entanto tem imenso espaço mas escolhe ficar a dormir o dia todo. Para criticar há sempre gente pronta.

    ResponderEliminar

Manda o teu bitaite

É claro que...

Sabem aquela trend do tiktok "é claro que..."? Eu apenas uso o tiktok para ver conteúdo, não faço qualquer tipo de vídeo, mas deci...